Acerca desta Estação

Este site funciona com uma estação Davis Vantage Pro 2 Plus. Os dados são obtidos a cada 3 segundos e o site é actualizado com a mesma frequência. Para a obtenção de dados, é usado o programa WeatherLink. A estação compreende um anemómetro, um pluviómetro e um sensor de temperatura/humidade, situados na melhor posição possível para garantir a acuidade dos dados. Estão presentes também sensores de radiação solar e de raios ultra-violeta.

Acerca desta Cidade

Nelas é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na fértil região de Dão-Lafões, famosa pela sua feição vitivinícola.

Desde cedo Nelas se desenvolveu dado a sua importante localização geográfica, num cruzamento de caminhos em vários sentidos, ligando ao litoral, a Viseu e às Serra da Estrela e do Caramulo, desenvolvendo-se ainda mais com a construção dos caminhos de ferro da linha da Beira Alta, levando ao progresso industrial que se verificou grandemente no século XX.

Este é um local de franca beleza natural, entre os rios Dão e Mondego, de vegetação luxuriante, por entre monte, vales e extensos pinhais, com paisagens únicas que marcam a produção dos famosos vinhos do Dão, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da região.

Exemplo da importância agrícola e vitivinícola de Nelas, são as muitas casas senhoriais e brasonadas, numa arquitectura nobre utilizando materiais locais como o granito, pertença das nobres famílias que fizeram da fertilidade dos solos a sua máxima riqueza, como são exemplo a Casa dos Tavares, a dos Rosados, o Solar do Largo General José Tavares ou a bonita Quinta da Agueira, entre outras.

Bem famosa é a Capela de Nossa Senhora da Tosse, dizendo-se que outrora esta capela estaria localizada na margem direita do fantástico rio Mondego, contudo sempre sofrendo com as constantes enchentes deste rio de grande caudal. Então, num esforço das populações em honra e devoção, foi transladada pedra por pedra para o Nelas, no Folhadal. Igualmente dignos de registo são a Igreja Matriz de Nelas, o Pelourinho datado de 1937, a Estação de Caminhos de Ferro que marca a história da vila, e apresenta interessantes Painéis de Azulejos, retratando cenas da vida rural, nomeadamente a importância da indústria vinícola do Dão, ou mesmo o interessante Parque Ecológico Quinta da Cerca.

Fonte:https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-nelas-18706

Acerca deste Website

Este site contém uma programação especial de CarterLake.org com conversão PHP de Saratoga-Weather.org.
Agradecimentos a Kevin Reed em TNET Weather pelo seu trabalho inicial nos modelos Carterlake e pelo seu desenvolvimento de um estilo comum em linguagem PHP.
Agradecimento especial a Mike Challis de Long Beach WA pelo seu gerador de Rosa-dos-Ventos, pelo Theme Switcher e pelo estilo CSS nestes modelos.
Agradecimento especial a Ken True de Saratoga-Weather.org pelo visualizador de condições AJAX, dashboard e integração do TNET Weather design de site PHP comum para este website.

Agradecimento a Hélder Silvano em Meteoabrantes pela tradução dos ficheiros de controlo em Português.

O modelo foi originalmente baseado em Designs by Haran.

Este modelo está conforme XHTML 1.0. Valide XHTML e CSS desta página.